´Improviso, oxente!´ acontece nesta terça no canal do TPI

Participantes da iniciativa
Reprodução

Nesta terça-feira vai rolar um papo potente no primeiro "Improviso, oxente!" do ano! No mês de luta pela vida das mulheres, o Teatro Popular de Ilhéus convida a todxs para um encontro entre representantes dessa luta e suas intersecções, tecendo um diálogo necessário sobre "O tempo e o corpo feminino - narrativas decoloniais".

Dividido em dois dias, o papo desta semana tem o tema "Corpo que habito, território de re-existências", e recebe três convidadas especiais:

Mãe Ilza Mukalê é sacerdotisa do Terreiro de Matamba Tombenci Neto, fundadora e conselheira espiritual do Grupo Cultural Dilazenze, fundadora dos grupos afro Axé Odara e Lê-guêdepá e da Sociedade Anônima e Cultural de Ilhéus e presidente de honra da Associação Beneficente e Cultural do Terreiro de Matamba Tombenci Neto.

Mari Gois é artista da cena, psicóloga, educadora, pesquisadora e produtora cultural. É doutoranda em Psicologia e Sociedade na UNESP, mestre em ensino e relações étnico-raciais e especialista em saúde mental. Também é artivista pelos direitos das mulheres e demais dissidências.

Daniela Galdino é poeta, performer, produtora cultural e docente. Publicou “Espaço Visceral” e “Inúmera”. Participa de diversas antologias literárias e organizou as antologias literárias e fotográficas Profundanças 1, 2 e 3. Em 2020 criou o projeto Sete Freguesias, episódios poético-musicais com participação de artistas brasileiras/os e estrangeiras/os.

O encontro ainda tem mediação de Iara Colina, que é pesquisadora no IF Baiano e idealizadora e presidente do Geni - Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade. É mestra em Letras, graduada em Direção Teatral, atriz e professora de teatro. Atualmente integra o Teatro Popular de Ilhéus.

E a intervenção musical da noite fica por conta de Eloah Monteiro, que é cantora e compositora, jornalista, professora de canto e produtora cultural. Já foi finalista e semifinalista de diversos festivais de música, e em 2021 prepara-se para o lançamento de pelo menos 3 singles e seu primeiro álbum.

O Improviso, oxente! acontece nesta terça (16) às 19 horas, no canal do Teatro Popular de Ilhéus: youtube.com/teatropopulardeilheus